Made in Japan

O rock surgiu na década de 50, nos EUA e espalhou-se pelo mundo. É um estilo musical que está presente em vários países. O rock produzido no Japão conhecido neste país pelo termo J-Rock (Japanese Rock) é comumente encontrado em trilhas sonoras de animes (desenhos japoneses). O J-Rock possui uma vertente conhecida como visual kei que é caracterizada pelas performances extravagantes e visuais inspirados na moda japonesa de rua.

Na Grande Vitória, algumas bandas dedicam-se a essa ramificação do rock. Um espaço para tais bandas é o Anime Fest, um evento multicultural realizado anualmente. O espaço possui oficinas de animação tradicional, flipbook e zootropo, que conta histórias de animação; stands de venda de DVDs, bottons, itens para cosplay (vestimentas anime), jogos; área de cardgames; além de shows e torneios de cosplay e desenho. No último domingo, 19, bandas locais tocaram na 5ª edição do evento. Houve apresentações das bandas Cosmo Anime Band, Jetfire e Exódia.

A banda Suzaku, composta por Panda (vocal), Baka (bateria), Mike (guitarra), Oliver (teclado) e Renan (baixo) também tocou no evento. Suas apresentações são sempre em lugares que tem em foco a cultura japonesa.  Em 2008, abriram o show da banda Hangar em São Paulo no Festival Anime Friends. Para eles, foi uma boa oportunidade para conhecer outras bandas e para a divulgação do trabalho.

O grupo também faz covers de bandas de J-Rock, como L’Arc~en~Ciel, The Gazette, Gackt, X- Japan e Luna Sea, mas possuem músicas próprias. “Preferimos músicas autorais. A intenção é criar um repertório só nosso”, afirma Panda. Os ensaios da banda acontecem uma vez por semana, já que o estilo J-Rock é bem trabalhado.

Há ainda preconceito com esse estilo musical, já que o som é diferente por ser cantado em outra língua. A banda Suzaku diz que não sabe falar japonês, mas que cantar vem da repetição. “A pronúncia é aprendida cantando e, mesmo assim, dá para entender algumas expressões”, completa Baka. O vocalista fez um ano e meio de japonês, entretanto disse que ainda não conseguiu fluência no idioma.

O público do Anime Fest é composto de pessoas com fantasias de desenhos animados japoneses, fãs de J-Rock, além de curiosos.  Deidson Effgen, 17 anos, por influência dos animes passou a ouvir e curtir o som de bandas de rock japonês. “Sou fã. A minha favorita é Destroyed Metal City”. Devido à expansão da cultura japonesa no Brasil, o número de fãs do J-Rock tem aumentado e esse público ganhado espaço no cenário capixaba.

Viviane Machado

Edição: Henrique Monteiro

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Made in Japan

  1. leo disse:

    tenho uns amigos que gostam dessas paradas de cosplay e j-rock. eu, particularmente, tenho medo.

Deixe um comentário